quinta-feira, 8 de agosto de 2013

LETRAMENTO NA AVALIAÇÃO DO EXÉRCITO

A propósito do letramento, a Diretoria de Avaliação e Promoção do Exército propõe uma mudança no sistema de avaliação dos militares, incluindo a competência Comunicação
- Redige texto com clareza, precisão, concisão, coerência e correção gramatical.
- Expressa-se oralmente com clareza, objetividade e de forma adequada ao perfil do(s) ouvinte(s).
- Ouve com interesse os argumentos do interlocutor e esforça-se  para compreendê-lo, buscando esclarecimentos para confirmar a interpretação da mensagem.
- Compartilha informações relevantes espontaneamente, contribuindo para que as pessoas se mantenham informadas sobre assuntos de interesse comum.
- Comunica-se cotidianamente com os membros de sua equipe de trabalho, contribuindo para a integração das tarefas e para um relacionamento cooperativo e harmonioso. 

Magda Soares assim se expressa sobre o letramento:
"Ao exercício efetivo e competente da tecnologia da escrita denomina-se letramento que implica habilidades várias, tais como: capacidade de ler  ou escrever para atingir diferentes objetivos - para informar-se, para interagir com outros, para imergir no imaginário, no estético, para ampliar conhecimentos, para seduzir ou induzir, para divertir-se, para orientar-se, para apoio à memória, para catarse...". 

Nenhum comentário: