quarta-feira, 5 de junho de 2013

DIVERSOS

Depois de assistir a uma palestra sobre o Haiti, ler Combate da Paz (escrito por integrante brasileiro da MINUSTAH), ver centenas de fotos, conversar com militares que serviram nesse país por seis meses (nos últimos nove anos), chego à conclusão que a história haitiana constitui um rosário de fracassos políticos (cujas contas são feitas de sangue). 

***
Santiago vive a Semana de Ações Ambientais. Toda atividade a ser realizada, certamente contribuirá para trazer à consciência algumas noções eco-lógicas, as quais servirão de base racional para ações significativas. Atualmente, pensa-se e age-se ainda dentro de velhos paradigmas.  
*** 
Um tema interessante para o Direito: o significado de justiça para a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria. Na condição de leigo no assunto, eu gostaria de entender o significado de justiça para os doutos envolvidos no caso da Boate Kiss. O significado me parece diferente entre o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e o Ministério Público. Sempre será diferente entre os advogados de acusação e de defesa, em qualquer caso. Essa antinomia constituiria a causa da


***
Um Código de Postura foi encontrado numa caixa guardada no Museu Pedro Palmeiro. Elaborado pelos conselheiros (vereadores) em 1886, dois anos após a autonomia político-administrativa do nosso município, o código, entre outras regulamentações, versava sobre a escravidão em plena existência. 

Nenhum comentário: