terça-feira, 21 de maio de 2013

O QUE É LITERATURA, ERILAINE?


Ah! A Literatura!
Erilaine Perez
Toda criação artística é uma forma de comunicar a vida e de interagir com os seus eventos. A arte expõe as verdades sobre o homem, lançando mão do poder de atrair, perturbar e encantar por intermédio do simbólico.
A Literatura é uma dessas formas de arte, com características peculiares, capazes de promover um avanço para a aquisição dos aspectos lógicos do conhecimento aliados aos imaginativos, porque é um saber filtrado no prazer causado pela experiência estética.
Imerso nessa experiência, o homem tem a necessidade de conferir significados outros a tudo o que existe, usando, para tanto, a palavra figurativa como forma de subjugar, de dominar essa realidade, para a qual a palavra denotativa já não é o bastante.
Essa necessidade existe, porque todo o homem, assim como a palavra, é o que pode ser visto e o que está oculto atrás disso. O entendimento dessa condição, natural a todas as pessoas, explica a relação da literatura com as outras expressões de arte, pois todas nascem do desejo sensível do homem em explicar a própria vida.
A literatura, portanto, é um saber para além da cultura do mais rápido, que quebra as barreiras do pensamento, a fim de se irmanar a razões e emoções universais, constituindo-se em área privilegiada do conhecimento (não somente para obtenção de trabalho, mas para a consonância com a nossa própria parcela de humanidade). É intuição, estética e matéria-prima, que em palavras pinta, harmoniza compasso e melodia, apaixona e persuade, pela vida,ao entusiasmo e à admiração. 

Nenhum comentário: