sábado, 25 de maio de 2013

DICIONÁRIOS, INDISPENSÁVEIS

Assim como o dicionário de língua portuguesa é fundamental para quem quer ampliar seu conhecimento lexical, outros dicionários são igualmente indispensáveis para a ampliação de conceitos sobre determinada área do conhecimento. 
No estudo da Literatura, há muito disponho do Dicionário de Termos Literários, de Massaud Moisés. Transcrevo abaixo o último parágrafo do verbete que trata da poesia:
"[...] as outras características distintivas da poesia: alogicidade, uma vez que o conteúdo emotivo-conceptual do 'eu' escapa aos parâmetros da lógica formal e de qualquer esforço criticamente redutor, baseado em esquemas racionais; a-historicidade: o tempo do 'eu' corresponde à 'duração' bergsoniana, ou um presente-eterno; ignora o passado e o futuro, de forma que todas as referências às duas categorias temporais não passam de extensão do presente; a feição acrônica da poesia se estampa no poema: constelação de metáforas dispostas em circuito, quando chegamos ao final do poema percebemos que a derradeira palavra retoma a primeira, com a qual se reinicia um percurso que não termina jamais; a-narratividade: a poesia caracteriza-se pela ausência de narração, ou seja, não implica acontecimentos mas estados: não enredos, mas situações, habitam o 'eu' do poeta, que vive sozinho um conflito sem ação".
No estudo da Filosofia, passei a consultar com muita frequência o Dicionário de Filosofia, de José Ferrater Mora. Transcrevo abaixo o primeiro parágrafo do verbete que trata da misologia:
"No Fáidon (89 D), Platão faz Sócrates dizer que deve-se evitar converter-se em 'misólogo', em gente que odeia a razão. Há pessoas que chegam a ser misólogas, assim como há as que chegam a ser 'misantropas', que têm ódio ou aversão ao convívio humano. A misantropia, diz Platão pela boca de Sócrates, origina-se do fato de ter-se depositado inteira confiança numa pessoa sem conhecê-la. Quando se descobre, depois, que uma pessoa é desleal, passa-se a considerar que ela não é 'o mesmo homem'. A repetição dessa experiência dá lugar à misantropia. Coisa semelhante ocorre com os raciocínios. Quando não se julga corretamente, originam-se juízos errados. Se isso se repete com frequência, odeiam-se todos os raciocínios e deste modo surge a misologia".
Os verbetes transcritos (em parte) acima foram escolhidos ao acaso.  

Nenhum comentário: