segunda-feira, 22 de abril de 2013

RETROCESSO DE 40 ANOS

A educação retrocede no Brasil, com a contribuição do governo inclusive - em âmbito nacional e estadual. Essa participação negativa vai de encontro ao discurso do Partido dos Trabalhadores nos anos oitenta e noventa, quando fazia oposição.
Até a 5ª série (5º ano primário), estudei em escolas no interior do município. Todas elas multisseriadas. Numa única sala e com uma única professora, estudavam alunos do 1º ao 5º ano. Em 1973, vim para a cidade, matriculado na melhor escola da época, o Colégio Polivalente. O próprio nome (polivalente) indica que o tecnicismo dividia espaço com o humanismo. Ao lado das técnicas, tínhamos aulas de arte. Cada série, subdividida em números, dispunha de uma sala exclusiva. A 6-6, por exemplo, já foi tema de algumas crônicas (mais ou menos literárias). 
A nova doutrina do governo estadual é de multisseriação, a reunião de várias série numa mesma sala. Os professores excedentes serão transferidos para outras escolas, diminuindo a necessidade de novas contratações. Esse argumento, a propósito, vem servindo de justificativa para pagar o piso.
As escolas da Vila Branca e da Florida, ainda que contra o parecer de suas diretoras, adaptar-se-ão ao novo processo educacional, sob pena de fecharem as portas. Aliás, isso virá a ocorrer, por iniciativa dos pais de alunos, que os mandarão estudar na cidade, reconhecendo-se o fracasso de uma política que procura melhorar a vida do homam rural.
Em última instância, faça-se a transferência dos professores excedentes. Nunca a multisseriação. 
(A mesma classe professoral que elegeu Tarso Genro para governador, certamente, não o reelegerá. A não ser que seu governo prepare uma "surpresa" para o próximo ano, com uma possível "compra" da classe.)
 

Nenhum comentário: