quarta-feira, 17 de abril de 2013

QUANDO A VIDA IMITA A ARTE

Aristóteles, um dos maiores intelectos produzidos pela humanidade, ensinava que a arte é mimesis, especialmente a tragédia, que imitava uma ação real. À exceção do abstracionismo, toda arte é uma imitação de algo (vivo ou não)
A vida, todavia, atingiu um alto grau de complexidade, para não dizer de absurdidade, podendo-se inverter a ordem do que imita o quê. O rocambolesco já não pertence exclusivamente à Literatura. A realidade o apresenta em carne e osso.  Pessoas imitam personagens. Tal inversão também ocorre com cenários e ações.
Essa história santiaguense do marido que vai esperar a mulher na BR 287, para esfaquear o suposto amante dela, parece ficção. Em plena madrugada (os galos batiam bico), como o homem reconheceria o automóvel da mulher? Ela não o informava sobre o horário aproximado de sua vida? A relação entre os dois não necessitava desse tipo de aventura para se manter? A justificativa de que o casal estava se separando não é um subterfúgio? O marido supostamente traído não acabou exagerando na agressão? 
O fato pode servir de mote para um romance (erótico, de suspense ou policial, dependendo da visão do romancista). 
A arte imita a vida, e vice-versa.

Nenhum comentário: