sexta-feira, 12 de abril de 2013

LEMINSKI


Hoje recebi Toda Poesia de Paulo Leminski, editado pela Companhia Das Letras. O livro se encontra na lista dos mais vendidos no Brasil nos últimos meses, prova de que a poesia ainda tem muitos leitores (numa época desta).
Em 1984, fui residir em Curitiba. Naqueles anos, interessava-me mais por Pintura, Filosofia e Psicanálise. Lia os grandes poetas com menos frequência. Na década de noventa, todavia, depois da morte de Leminski (1989), passei a gostar do gênero literário que me leva ao terceiro livro este ano. 
Dessa forma, não posso lamentar a falta de querer conhecer o poeta ainda vivo. Hoje não perderia a grande oportunidade. Leio-o muito agora. Inclusive outros poetas contemporâneos de Curitiba/ Paraná, qual Alice Ruiz (mulher de Leminski), Edival Perrini, Sérgio Soccella, Jaques Brand, entre outros.
O concretismo é um dos aspectos mais interessantes da poesia de Leminski (todos os seus leitores dizem isso). O poeta é diverso, polissêmico. Seus trocadilhos fonéticos, morfológicos, sintáticos e semânticos são extraordinários.

Nenhum comentário: