terça-feira, 12 de março de 2013

A CIDADE MAIS LEGAL DO MUNDO

O título acima faz referência a uma reportagem publicada pela Superinteressante deste mês. Berlim é a cidade. "Duas guerras mundiais. Ascensão e queda do nazismo. Um muro divisor por quase 30 anos. Mesmo depois de tanta coisa, Berlim é hoje a capital criativa e cultural da Europa." A jornalista responsável pela reportagem edita o mapa da criatividade:
1) Kreuzberg - É o bairro mais boêmio de Berlim. O mix de imigrantes turcos, estudantes, proletários, punks e artistas fazia parte do charme local, mas a área não fugiu à invasão dos turistas nos últimos anos. Ao redor da Oranienstrabe está o coração da vida noturna local, mas o bairro ainda inclui atrações como o Badeschiff, uma piscina pública flutuante no rio Spree, e as tradicionais feirinhas de comércio turco.
2) Neukölln - De periférico a hip, a tradicional vizinhança de imigrantes e proletários muda a toda a hora. Os estudantes e artistas que queriam fugir dos aluguéis caros em Kreuzberg atravessaram o canal em direção a Neukölnn. Os cafés, bares e galerias de arte ao redor da rua Weserstrabe não estão nem nas fotos do Google Street View tiradas em 2008. As lojas de antiguidades dividem espaço com restaurantes de culinária paleolítica, mercadinhos de comida orgânica e cafés com brunch.
3) Schöneberg - Além do endereço de David Bowie, foi também a vizinhança do escritor Christopher Isherwood, do físico Albert Einstein, do cineasta Billy Wilder e onde nasceu a atriz Marlene Dietrich. Estudantes procuram pelos aluguéis mais acessíveis em comparação com Kreuzberg.
4) Mitte - Quem manda aqui é a chanceler Angela Merkel  e as últimas tendências da moda.Prédios do governo e museus dividem espaço com cafés e galerias. Por muitos anos, Mitte foi o endereço do squat mais famoso da cidade, o Kansthaus Tacheles.
5) Prenzlauer berg - Depois do muro, atraiu muitos jovens e artistas, com aluguéis baratos e apartamentos vazios. O resultado são muitos bares, restaurantes, cafés e lojas. Nos últimos anos, o aumento dos aluguéis causou uma mudança no perfil dos moradores: de jovens estudantes para jovens famílias yuppies (e muitos bebês).
6) Friedrichsain - Também foi tomado por artistas e estudantes após a reunificação. Algumas das baladas mais famosas da cidade também ficam nessa região, como a Berghain, localizada numa antiga usina elétrica. 

Antes da França, Inglaterra, Itália, Holanda, Espanha, Portugal e outros países, quero conhecer a Alemanha. A Alemanha e a Grécia. Um dos motivos do meu interesse está associado à Filosofia (não à arte, tema da reportagem da Super).Grécia e Alemanha, berço e credencial de maioridade filosóficos de nossa civilização.
Em alemão, o "b" em Oranienstrabe e Weserstrabe tem o som de "ss'. O "b" é mais gordo, uma letra que não existe em nosso alfabeto, em nosso teclado. 

Nenhum comentário: