quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

UMA ACUSAÇÃO A SER RESPONDIDA?

Mais uma vez recomendo a leitura de O papa é culpado?, de Geoffrey Robertson. Subtítulo do livro: "A responsabilidade do Vaticano por violações de direitos humanos". 
A página 146 inicia com a pergunta transformada em título desta postagem. Em seguida, vem a transcrição de uma declaração feita pelo Padre Hons Kung, em carta aberta aos bispos católicos no quinto aniversário da eleição de Bento como papa:
"Não há como negar o fato de que o esquema global de acobertamento dos crimes sexuais cometidos por clérigos foi orquestrado pela CDF (Congregação para a Doutrina da Fé) sob o comando do cardeal Ratzinger".
O autor do livro prossegue com o fragmento 174:
"Essa séria acusação feita pelo eminente teólogo e ex-amigo de Bento tem fundamentos? De qualquer forma, sob o comando direto do cardeal Ratzinger, determinada política foi exercida entre 1981 e 2005, segundo a qual as reclamações contra molestadores deveriam ser silenciadas por meio de juramentos de sigilo e acordos de confidencialidade: os padres considerados culpados eram transferidos para outras paróquias ou outros países, apesar de sua propensão à reincidência. Os padres molestadores em geral eram perdoados após cumprirem penitências, fazendo preces ou tendo sua atuação restringida".

Um comentário:

jorginho da hora disse...

Não entendo a Igreja: ao mesmo tempo que excomunga um medico por prática de aborto, acoberta esses crimes.