quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

MALAFALÁCIA

Na entrevista concedida a Marília Gabriela, o pastor Silas Malafaia  afirma categoricamente:
"Nenhuma verdade científica da Bíblia foi derrubada";
"A Bíblia é a única fonte de conhecimento filosófico, teológico, científico e vulgar";
"A Bíblia é um livro para quem quer crer".
Não sei por onde começar. Antes disso: não sei se vale a pena um contraponto. Esse assunto é quase um tabu (para mim), porque acabo expressando meu ateísmo ao discuti-lo, ferindo suscetibilidades, tripudiando indiretamente sobre a crença de pessoas próximas. 
A Bíblia é a narrativa mítica mais conhecida no mundo ocidental. Mito que resistiu à Filosofia e à Ciência ao longo de 25 séculos, desde a Grécia, passando por Aristóteles, Copérnico, os empiristas, os iluministas, Feuerbach,  Darwin, Nietzsche, Freud, toda a evolução do pensamento racional do século XX.  
Em postagem abaixo, faço a distinção entre a mentalidade mítico-religiosa e a filosófico-científica. 
O pastor ignora essa diferença. 
Aquém do mito, a Bíblia é uma fonte moral. Há enunciados dogmatizantes, não verdades científicas (sujeitas ao princípio da refutabilidade). 
Toda a história nesse livro é fantasiosa ou distorcida. 
Teologicamente, contradiz-se na personificação de um deus pequeno, chamado Jeová, e de um deus grandioso, universal. Deuses muito diferentes.
O pastor acerta na última frase: "A Bíblia é um livro para quem quer crer". Não para quem quer pensar, para quem quer saber. 

Um comentário:

jorginho da hora disse...

É, Froilan, eu entendo sua posição. Entendo porque tambem tenho amigos e familiares religiosos, mas por outro lado, vejo tanta injustiça e maldades se perpetuarem por conta de certas crenças ou conveniências religiosas. Não discuto se Deus existe ou não. Tento, não sei se é possivel, discutir esse deus como cultura. Até onde faz bem ou mau à humanidade? Só pra te dar um exemplo do que estou falando, veja a questão do apedrejamento: em algumas regiões do Afeganistão mulheres indefesas ainda morrem dessa forma porque quando o evangelho disse que Deus mandou fazer isso legitimou esse ato, e assim o perpetuou. A propria escravidão sustentava-se moralmente na bíblia. Resumindo, acho que o povo tem o direito de saber que a bíblia foi o primeiro instrumento politico universal a ser utilizado pelo homem para dominar os povos e que independente de Deus existir ou não, ela foi muito influenciada pelas conveniências humanas e não apenas por inspiração divina, como se acredita.