quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

SORTE NA ACADEMIA... AZAR NO AMOR

O título acima é dado a uma matéria da revista BRAVO (janeiro de 2013). Luís Roberto Amabile escreve sobre o livro Os grandes filósofos que fracassaram no amor, do norte-americano Andrew Shaffer.
O primeiro pensador a ser citado é Sócrates, autor desta frase conhecidíssima: "Se conseguir uma boa esposa, vai ser feliz; se conseguir uma péssima, vai se tornar filósofo". (A propósito, uma lastimável tradução!) 
Sócrates, feio e baixinho, casou-se aos 60 anos com Xantipa, quatro década mais jovem. A ranhetice de Xantipa virou lenda, tanto que importunava o célebre autor da maiêutica, método filosófico que consistia em dar à luz a verdade em seu interlocutor. Imagino que as principais queixas de Xantipa se referia às goteiras dentro de casa, à falta de comida e aos atrasos do homem (que se distraía falando nas ágoras atenienses). Há dois mil e quatrocentos anos, as mulheres não reclamavam do sexo (coisa que passou a acontecer abertamente a partir da segunda metade do século XX). Xantipa deveria  ter lá suas frustrações, que eram racionalizadas obviamente.
O segundo exemplo é René Descartes. Este filósofo teve apenas uma relação sexual ao 38 anos. Apaixonou-se por uma princesa da Boêmia, mas não foi além da amizade (Freud escreveu que esse sentimento é motivado pela libido inibida em seus objetivos). 
O terceiro exemplo extraído do livro de Shaffer é Nietzsche (que muita gente escreve sem o "z" ou sem o "s"). Apaixonou-se duas vezes. "A primeira recusou seu pedido de casamento, pois amava outro. A segunda, 17 mais jovem, rejeitou diversas vezes a proposta do autor de Ecce Homo". O relacionamento conturbado do filósofo com Lou Salomé é bem conhecido dos nietzschianos. 
F. Dostoiévski e Louis Althusser, frustrados que eram no amor, "tiveram ganas de matar a mulher". O primeiro transformou esse desejo em literatura (ler o romance O jogador), e o segundo estrangulou de fato sua cara metade ao fazer-lhe uma massagem no pescoço.
Nietzsche amava Lou Salomé (foto abaixo), que amou Nietzsche,  Sigmund Freud, Rainer Maria Rilke, Paul Rée, entre outros. 
 

2 comentários:

Jamila Mafra disse...

Então, eu também sou uma jovem escritora e estudante de Direito, tenho 26 anos e nunca tive sorte no amor...nunca consegui ter um namorado, os homens e rapazes dizem que eu sou bonita e muito inteligente, mas nenhum deles quis ficar comigo....Acho que isso é alguma maldição contra nós escritores e intelectuais...

Jamila Mafra disse...

Então, eu também sou uma jovem escritora e estudante de Direito, tenho 26 anos e nunca tive sorte no amor...nunca consegui ter um namorado, os homens e rapazes dizem que eu sou bonita e muito inteligente, mas nenhum deles quis ficar comigo....Acho que isso é alguma maldição contra nós escritores e intelectuais...