sexta-feira, 24 de agosto de 2012

HISTÓRIA DA FILOSOFIA

Depois de um tempo sem forçar a leitura, a enxaqueca foi embora. A crise de labirinto já passou. Devo uma consulta ao oftalmologista. Mesmo assim, retorno aos livros (de onde nunca me afastei nos últimos 39 anos).  A leitura de Uma breve história da Filosofia, de Nigel Warburton, é de uma leveza, de uma delícia para meu intelecto. Estou precisamente na metade do livro. Cada capítulo é dedicado a um filósofo, com exceção dos dois dedicados a Kant. Até agora, o autor escreveu sobre Sócrates, Platão, Aristóteles, Pirro, Epicuro, Epiteto, Cícero, Sêneca, Santo Agostinho, Boécio, Anselmo, Aquino, Maquiavel, Thomas Hobbes, Descartes, Pascal, Espinosa, Locke, Thomas Reid, Berkeley, Voltaire, Leibniz, Hume, Rousseau e Kant. Apenas a essência de cada pensador. Por ler: Bentham, Hegel, Schopenhauer, Mill, Darwin, Kierkegaard, Marx, Peirce, William James, Nietzsche, Freud, Russel, Ayer, Sartre, Beauvoire, Camus, Wittgenstein, Arendt, Popper, Thomas Kuhn, Philippa Foot, Judith J.Thomson, John Rawls, Alan Turing, John Searle e Peter Singer.
A história da Filosofia é tão atraente quanto a da Poesia, da Pintura, da Música. Não me canso de ler sobre os grandes nomes do passado relacionados à arte e ao pensamento.Ultimamente, a Filosofia volta a me interessar com uma atenção especial. Logo começarei o curso de Filosofia (bacharel), atraído pelas matérias do programa, entre as quais História da Filosofia. 

Um comentário:

Cassal Machado Brum disse...

Oi...Onde tu vai fazer?
cassalbrum@hotmail.com