terça-feira, 10 de julho de 2012

RELIGIÃO OU ABSURDO?

Há alguns dias, concluí a leitura do livro Religião para ateus, em que Alain de Botton cita as duas necessidades centrais que são atendidas pelas religiões: 1) viver em comunidade e em harmonia; 2) lidar com aterrorizantes graus de dor (que surgem da nossa vulnerabilidade ao fracasso profissional, a relacionamentos problemáticos, à morte de entes queridos e a nossa decadência e morte). Não parei para pensar sobre tais justificativas do filósofo ateu, que se fundamentou basicamente em três religiões: judaísmo, cristianismo e budismo. Este último é mais uma filosofia prática. Nenhuma palavra sobre as demais religiões. Penso que a existência de comunidades não-religiosas que vivem em harmonia basta para contrapor ao primeiro argumento acima. Em relação à dor, ao sofrimento e à morte, todo conforto oferecido pela religião se apega à promessa de uma outra vida, além da morte, paradisíaca. E isso, para freudianos ou não, é uma ilusão. 
Sem querer me estender (e já me estendendo), a razão desta postagem é fazer um breve comentário sobre a cientologia, uma loucura que andam chamando de religião. Leiam abaixo um trecho que copiei da Wikipédia:
"Segundo a Cientologia (por que letra maiúscula?), há 75 milhões de anos, vários planetas se reuniram numa 'confederação das galáxias', governada por um líder maléfico chamado Xenu (por que letra maiúscula?). Como os planetas estavam com problemas de superpopulação, Xenu mandou bilhões de seus habitantes para Terra, em espaçonaves parecidas com os Douglas DC-8 (avião comercial), onde foram jogados dentro de vulcões e mortos com bombas de hidrogênio. Seus espíritos que foram recapturados e reunidos  em cachos (como uvas, ou talvez bananas) - chamados de 'thetans' - são os seres humanos".
Os dogmas dessa "religião" são a continuação do absurdo transcrito entre aspas. 
Como pode existir gente no mundo inteiro que cultua esse absurdo? Não apenas cultuar, como manter com doações milionárias? Tom Cruise, John Travolta, Lise Presley, Kirstie Alley, Will Smith, entre outros atores excêntricos de Hollywood são seguidores e mantenedores dessa igreja criada por L. Ron Hubbard, escritor de ficção científica. 

Nenhum comentário: