terça-feira, 17 de julho de 2012

HOMENAGEADOS


Na Semana da Pátria deste ano, os homenageados serão os seguintes: Barão do Rio Branco (âmbito nacional); Guido Mondin (âmbito estadual) e Santiago Cidade Educadora (âmbito municipal). 
Barão do Rio Branco, ou José Maria da Silva Paranhos Júnior, está entre os três maiores brasileiros dos últimos quinhentos anos. Homenageado pela passagem do centenário de sua morte.
Guido Mondin, gaúcho de Caxias do Sul, foi economista, empresário, deputado, senador, ministro do Tribunal de Contas da União, escritor, artista plástico (autor da pintura acima) e ex-presidente da Liga da Defesa Nacional. O homenageado completaria 100 anos no dia 6 de maio.
Santiago é cidade educadora, programa extraordinário que expressa a correção administrativa do meu amigo Júlio Ruivo.


Na reunião realizada hoje, sugeri que se homenageasse Ignácio Gomes dos Santos. Um acerto de 2008, todavia, deixou de homenagear pessoas. As escolas poderão fazer tais homenagens dentro das oito metas do programa Cidade Educadora.
Vila Florida, meu 3º Distrito, presta uma homenagem no próprio nome ao seu grande benfeitor, Generoso Flores. Santiago, à exceção de uma rua de uma quadra só, não faz referência a Ignácio Gomes dos Santos, seu primeiro e maior benfeitor patrimonial.
Desenhado por Oracy Dornelles, o retrato acima, de Ignácio Gomes dos Santos, ilustra o livro Um pouco da história de Santiago, de Guirahy Pozo (1982).

Nenhum comentário: