sexta-feira, 29 de junho de 2012

RELIGIÃO E ATEÍSMO

"Por que ateus não são capazes de recorrer à cultura com a mesma espontaneidade e rigor que os religiosos empregam em seus textos sagrados?
"Ao mesmo tempo em que as universidades conquistaram uma competência sem paralelos na transmissão de informação factual acerca da cultura, elas permanecem de todo desinteressadas em treinar os estudantes para usá-la como repertório de sabedoria - com esse último termo referindo-se a um tipo de conhecimento relacionado a coisas que não apenas são verdadeiras, mas intrinsecamente benéficas, UM CONHECIMENTO QUE SE PROVA RECONFORTANTE PARA NÓS QUANDO CONFRONTADOS PELOS INFINITOS DESAFIOS DA EXISTÊNCIA...
"Muitos ateus têm se oposto de tal forma ao conteúdo da crença religiosa que deixaram de apreciar seu objetivo geral inspirador e ainda válido: fornecer aconselhamento bem-estruturado sobre como conduzir nossa vida.
"A religião propõe que a questão central para a educação não é como neutralizar a ignorância - como sugerem os educadores seculares - mas como combater nossa relutância em agir de acordo com ideias que já compreendemos inteiramente em um nível teórico. Ela acompanha os sofistas gregos na insistência em que todas as lições deveriam apelar tanto para a razão (logos) como para a emoção (pathos)."
.
Extraído do livro Religião para ateus, de Alain de Botton.

Nenhum comentário: