quinta-feira, 3 de maio de 2012

O TERCEIRO CHIMPANZÉ



Hoje minha biblioteca se enriquece consideravelmente com o livro acima ilustrado: O terceiro chimpanzé, de Jared Diamond. A obra é a terceira que adquiro em 2012 desse autor. A leitura de Armas, germes e aço foi tão cativante e instrutiva, que resolvi ler Colapso e O terceiro chimpanzé. Ao ler as primeiras ideias, concluo que Diamond se aproxima muito de outro autor ligado à Biologia, de que li quase toda a produção intelectual: Richard Dawkins. 
Depois do título e autor, primeiros indicativos de uma obra, deve-se ler o conteúdo das orelhas. Dessa forma, transcrevo abaixo o que traz uma das orelhas de O terceiro chimpanzé:
"Os seres humanos compartilham mais de 98% dos genes com os chimpanzés. Ainda assim, somos uma espécie dominante no planeta - fundamos civilizações e religiões, desenvolvemos  formas complexas e diferentes de comunicação, construímos cidades, ciências e produzimos arte. 
"Enquanto isso, os chimpanzés permanecem instintivamente voltados apenas para as necessidades básicas de sobrevivência. O que há nesses quase 2% de diferença no nosso DNA, que criam uma divergência tão grande entre esses dois 'primos'?
"Neste livro, renomado ganhador do Pulitzer, Jared Diamond, explora como o extraordinário animal humano, em um curto espaço de tempo, desenvolveu capacidades que lhe permitiram dominar e, consequentemente, destruir o mundo.
"Este livro traça nossa ascensão do status animal e a aceleração dos meios que podem provocar a nossa destruição. Jared Diamond não crê (por que esse termo?) que este seja um risco remoto, tampouco escreve como se estivéssemos condenados. O autor, portanto, aponta os sinais promissores e maneiras de aprender como passado para mudar o nosso comportamento.
"Ao fomentar a mudança contando a história de nossa espécie, Diamond explica que os nossos problemas têm profundas  raízes que remetem à nossa ancestralidade. Eles vêm aumentando há muito tempo como nosso crescimento numérico e o nosso poder, e agora começam a se acelerar fortemente.
"Repleto de ideias inovadoras, O terceiro chimpanzé apresenta uma visão realista sobre a possibilidade de destruição dos recursos que permitem a vida na Terra"
Postagens abaixo demostram minha sintonia com esse assunto.

Nenhum comentário: