sábado, 12 de maio de 2012

NEANDERTAL X CRO-MAGNON III

Uma pena meu interlocutor anônimo não se identificar. O diálogo está ficando interessante, a despeito de discutirmos a teoria sobre o Grande Salto Para a Frente, que ocorreu há dezenas de milhares de anos. Sem a comprovação da paleantropologia (cujas descobertas serão cada vez mais raras), toda teoria, inclusive a de Bruce Lahn, não passa de especulação. 
Segundo meu interlocutor, o geneticista acima, a partir de um estudo do gene microcefalina, o aumento do cérebro do homo sapiens teria ocorrido graças à influência genética do homem de Neandertal. O cérebro neandertalense era cerca de 10% maior que o nosso. Maior, todavia, menos dotado de memes que o do homo sapiens. Suas ferramentas eram escassas e bastante inferiores.
As conclusões dos estudos coordenados por Bruce Lahn, se verdadeiras, poderão sepultar de vez as teorias de intervenção alienígena na criação do homem moderno. Isso é muito bom! Da mesma forma, representa o fim das insinuações criacionistas sobre a falta de um elo evolutivo. Por outro lado, diferencia o homo sapiens dotado de um gene neandertal (sapiens sapiens) do homo sapiens africano. Isso é muito ruim! Elimina o abismo evolutivo e cria um outro, o racial. 
Segundo o geneticista chinês, radicado nos Estados Unidos, o gene para o crescimento do cérebro teria se inserido no código genético do homem moderno há 37.000 anos, constituindo 70% da população mundial. 

Um comentário:

Anônimo disse...

O mais interessante, é que no século XIX esse assunto teria muito mais liberdade para ser discutido... isso sim é muito ruim! Mas o fato é que a África, muito antes do colonialismo, a África continuava com as suas sociedades tribais... e os gregos bem que tentaram...