sábado, 19 de maio de 2012

SOBRE A ÁGUA

Desde a criação deste blog, meados de 2007, venho postando sobre a água. No corrente ano, mesmo em tempo de barragem cheia, passei a denunciar alguns casos de desperdício. Reedito o que se segue:
ÁGUA
Santiago é uma cidade também privilegiada por seu abastecimento de água, quanto à qualidade e quantidade. Nossa barragem é possante (cuja construção coube a militares, diga-se de passagem). Há um contrato entre Prefeitura e Corsan que prevê a construção de uma nova barragem. Acho mais importante o tratamento do esgoto. 
Independentemente (sempre "independentemente", ao invés de "independente") do privilégio de dispormos de água tratada em pleno período de seca, não dá o direito a certas pessoas ou instituições (como o Banco do Brasil) de lavar a calçada com lava-jato. Isso é moral. Ética para os indivíduos mais evoluídos. 
PRINCÍPIO DA UNIVERSALIDADE
A limpeza de calçada com mangueira ou lava-jato continua em Santiago. Ontem era lavada a calçada de uma loja em frente ao Apolinário Porto Alegre. A pessoa que usa a água para esse fim não tem consciência de um princípio que nega esse (pseudo)direito, o da universalidade. Futuramente, leis deverão ser criadas para evitar o desperdício de água 
ÁGUA FORA
Mais lavação de calçada nesta segunda-feira quente desde cedo: Plazza - Centro Clínico, rua Benjamin Constant (em frente à Pracinha de Brinquedo). Antes de passar pelo local, encontrei a água limpa a correr junto ao meio-fio. O líquido já dobrara a esquina com a Mal. Deodoro,  seguindo na direção do antigo Chaparral. Logo ele se juntará à cloaca da cidade, contaminando-se ainda mais. 

Nenhum comentário: