segunda-feira, 28 de maio de 2012

BOMBA DE CALOR

"O homem, por si só, é uma máquina conversora de energia. Converte alimento, como combustível, em movimento. E, conforme um princípio básico da ciência que chamamos de segunda lei da termodinâmica, a energia que é assim produzida será, eventual e inexoravelmente, degradada em calor [...].
"Mas o homem, mesmo assim, inventou máquinas muito mais poderosas, que são também conversoras de energia numa escala prodigiosa, como, por exemplo, os automóveis. [...] A ciência - e a lógica - decretam que o mundo tem que se estar aquecendo.
"A explosão populacional tem sido lamentada, há anos, por motivos ambientalistas. Mas só recentemente tem sido avaliado o impacto devastador que o mero tamanho da família humana está exercendo sobre o clima global. Construímos, sobre uma grande superfície do planeta, cidades que emitem umidade e doses maciças de calor."
(Transcrito do livro O novo dilúvio - população, poluição e clima futuro, de Antony Milne)
Os oceanos também se aquecem. Prova-o a corrente El Niño, que é responsável pelo caráter esquizoide do clima, com alternância entre secas e enchentes.

Nenhum comentário: