segunda-feira, 5 de março de 2012

LUÍZA ZOLIN

O lançamento do livro O Caminho de Volta, de Julio Rafael, propiciou-me uma grande alegria, ao reencontrar minha primeira professora de Literatura, LUIZA ZOLIN. No Colégio Polivalente, Marian Bertoldo já me havia despertado para a linguagem figurada, com uma aula inesquecível. No Cristóvão Pereira (que nunca me convidou para as festas de ex-alunos), a Luíza foi interlocutora desse conhecimento que mais me atraiu em todo o estudo regular. Seguramente, hoje não há outra área em que tenho maior domínio (a despeito das leituras de Psicanálise, Filosofia, História Natural, Astronomia, Pintura etc.). A propósito, a URI (nossa universidade) nunca me convidou para falar sobre Literatura. A propósito, há alguns dias, recebi a História da Literatura Ocidental (2879 páginas), de Otto Maria Carpeaux. Sou grato à professora Luíza, inesquecivelmente grato. Ela deve ter tomado o elixir da juventude, para me parecer mais jovem (depois de 36 anos). 

Nenhum comentário: