quinta-feira, 8 de março de 2012

LARÍ FRANCESCHETTO


O Larí é poeta de Veranópolis, RS. Nossa amizade começou em 2003, quando o veranense veio a Santiago, na condição de primeiro colocado no Concurso Aureliano de Poesia (instituído pelo Centro Cultural). Depois, ele me convidou para escrever a apresentação de Larí Franceschetto e amigos, uma publicação da Editora Bork (São Luiz Gonzaga). Em 2006 (5 de março), fui à Terra da Longevidade, para reencontrar meu amigo, conhecer sua família. Em 2008, ele realizou seu grande projeto: Espelho da águas (poemas). Uma estreia madura, com insights que lembram Nejar: nascem sopros / às janelas do que somos;   quanta boca / alimentou ausências / nas orlas de teu corpo;   voo maior, aceso, é a vida / fogo invisível / que a noite não apaga ;   o mundo continua / miseravelmente / belo;   no fundo de um copo / as horas são algemas...  Amostras de uma grande poesia. Em 2009, Larí venceu mais uma vez nosso concurso.  A propósito, ele coleciona premiações pelo país afora. No dia 20 de fevereiro, retornando de Nova Prata (Águas Termais), cheguei à casa da Rua João L. Carvalho, nº 98, Veranópolis. Raul, pai de Larí, estava sozinho. O filho fora a Bento Gonçalves em companhia da mãe, D. Assunta, onde ele se submete a tratamento quimioterápico para combater um carcinoma. Com o coração dividido, optei por seguir para Caxias do Sul a esperar pelo seu retorno. Hoje recebi uma carta dele, cujo teor mais significativo para mim é a esperança (que o mantém seguro) na recuperação da própria saúde.                                                                  

2 comentários:

lachascona disse...

Desculpe, estou acessando esta página para saber como está o nosso amigo Larí. Recebo correspondência dele e possuo o seu Livro Espelho das Águas. Ele me disse que estava fazendo um tratamento quimioterápico. Desejo saber como ele está.
Meu nome è Maura Soares, sou presidente do Grupo de Poetas Livres, de Florianópolis, SC, e volta e meia publico poemas do Lari na nossa Revista Ventos do Sul. Meu email é maurapoeta@gmail.com. Grata por me darem noticias.

PRODUTOR NEW JERSEY disse...

Ola,
Sou irmão do Larí, fico feliz de ter achado aqui isso, ele faleceu em 2013!
Maikol