quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

SUGESTÃO

Aos blogueiros ateus, sugiro a leitura de Tratado de Ateologia, de Michel Onfray, filósofo francês. Ao procurar por livros de filosofia na Sucelus - Livraria e Bistrot, centro de Gramado (sexta-feira passada), esse veio as minhas mãos sem que o procurasse. 
A despeito de citar Nietzsche como epígrafe, Onfray escreve:
"Deus não está morto nem moribundo - ao contrário do que pensam Nietzsche e Heine. Nem morto nem moribundo porque não mortal. Uma ficção não morre, uma ilusão não expira nunca, não se refuta um conto infantil. Nem o hipogrifo nem o centauro estão submetidos à lei dos mamíferos. Um pavão, um cavalo sim; um animal do bestiário mitológico não. Ora, Deus pertence ao bestiário mitológico, como milhares de outras criaturas repertoriadas em dicionários de inúmeras entradas, entre Deméter e Dioniso". 
O livro foi produzido em 2005, por isso seu autor ainda pergunta se sobre a crença na existência do Limbo (entre outras coisas). Já está desatualizado. Em meu O fogo das palavras, página 154, escrevo que o papa Bento XVI acabou com o limbo. Um canetaço apenas. 
O livro é tão bom, que fui obrigado a interromper outras leituras que vinha fazendo, como Armas, germes e aço, de Jared Diamond.

Nenhum comentário: