sábado, 6 de agosto de 2011

POBRES ANIMAIS


Leio no UOL:
"Um urso e três ursas siberianas que viviam fazendo espetáculos circenses pela América do Sul foram resgatados e doados a zoológicos do Nordeste nesta quinta e sexta-feira. Os animais, de espécie que corre risco de extinção, foram apreendidos pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis) em um circo no município de Quatipuru (PA), na quarta-feira (3).
"Os ursos viviam em uma jaula dentro de um caminhão, sob condições precárias. Os animais estavam doentes e foram apreendidos pelos fiscais do Ibama. O macho e duas das três fêmeas foram encaminhads nesta quinta para o parque Zoobotânico de Teresina (PI). Já a ursa Kátia chegou nesta madrugada ao Zoológico Santuário de Canindé (CE).
"Os ursos siberianos têm entre 18 e 20 anos e estavam com peso bem abaixo do ideal e apresentando quadro de desidratação. Os animais eram explorados pelo Circo d'Itália e obrigados a fazerem acrobacias, como dançar, andar de bicicleta, skate e até equilibrar em cima de bolas gigantes".
Transcrevo parte da reportagem para me mostrar solidário aos blogueiros que se posicionam contra a realização de um rodeio em Santiago. Já editei muitas postagens sobre o maltrato com animais, como a última delas, sobre o elefante preso no Zoo do Rio de Janeiro. Certa vez, em Curitiba, escrevi uma crônica de indignação com o tratamento dado a um tigre (alimentado apenas com carcaças de frango pelo circo que o explorava). 
Recomendo a leitura de dois livros extraordinários: O contrato animal, de Desmond Morris, e Vida ética, de Peter Singer.
Na relação homem - animal, podemos ver claramente, sem especismo, o quanto o primeiro é cruel, gratuitamente cruel. 

Nenhum comentário: