segunda-feira, 29 de agosto de 2011

ERROS GRAMATICAIS

O blog do Rafael Nemitz repercute o comentário de seu leitor, que critica o texto distribuído pela Secretaria de Educação e Cultura às escolas municipais. "Errar é humano", escreve o prof. Édison de Oliveira em seu todo o mundo tem dúvida, inclusive você, "mas ninguém gosta de comprovar sua natureza por esse caminho". 
Em Santiago,  poucos se preocupam com os erros que cometem na produção textual, seja no trabalho (na elaboração de anúncios, notícias, documentos etc.), seja no afã individual de tornar-se escritor. Na Terra dos poetas, poucos têm domínio do idioma, ao mesmo tempo instrumento linguístico e objeto estético do fazer literário. 
Na Comunicação Social da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, tenho recebido ofícios que são um atentado contra todas as normas, entre as quais o emprego correto do pronome de tratamento. No Quartel General, a documentação interna e externa é minuciosamente revisada por mais de uma pessoa. Os erros são inevitáveis, todavia, com uma ocorrência cada vez mais espaçada.
O texto distribuído às escolas municipais de Santiago, como apoio para um concurso de redação, antes de qualquer leitura, pareceu-me extenso demais. 
Eis o primeiro parágrafo: 
"Em 1986 um jovem idealista admirador do escotismo, e especial ao seu fundador Baden Powell, funcionário público estadual, que atuava na Corsan local, como técnico, chamado Nilton Oliveira Pereira, com apoio de seus familiares, em especial aos seus sobrinhos teve a felicidade de criar o Grupo Escoteiro Toutinegra, onde no dia 31 de agosto de 1986 ocorreu o chamado batismo do uniforme, antes mesmo da primeira promessa o que foi realizada nos dias seguintes".
Após uma das possíveis reescrituras: 
"O Grupo Escoteiro Toutinegra foi criado por Nilton Oliveira Pereira, funcionário da Corsan local e admirador de Baden Powel. O 'batismo do uniforme' ocorreu no dia 31 de agosto de 1986".
Mais uma vez, coloco-me à disposição para revisar ou produzir textos de todos os gêneros. 
Meu e-mail: froilamo@bol.com.br 

Nenhum comentário: