sábado, 2 de julho de 2011

PELOS ANIMAIS

Nessa sexta-feira, o Globo Repórter, excelente programa televisivo, mostrou pessoas que protegem animais dos maus tratos (os domésticos) e da violência (os selváticos). Lembrei da minha amiga Fátima Friedriczewski, que se dedica supraespecistamente à proteção dos gatos. 
Em Porto Alegre, tomei conhecimento e participei de alguns encontros do Movimento Hare Krishna. Para os adeptos puros, os homens participamos de um grande crime contra outros animais ao abatê-los para alimentação. Por uma questão ética, mais que religiosa, são vegetarianos. Na época, vivi o dilema de seguir essa filosofia ou continuar um comedor de carne. Li o que os mestres do movimento escreveram, mas deixei de frequentar o templo no Bonfim. Vencido pela tradição, pelo condicionamento familiar, passei a justificar regime carnívoro com argumentos do tipo "não fosse esse tipo de alimentação o homem não teriam sobrevivido", ou "ao consumir vegetais, necessariamente estarei tirando o alimento dos animais, que morrerão de inanição".
Mais tarde, li Peter Singer, filósofo australiano que me impressionou bastante. Em Curitiba, fiz a experiência de ficar meio ano sem ingerir carne. Mas...  
Admiro a Fátima, porque ela é coerente nesse sentido.
Sou incapaz de matar para isso. À exceção do peixe. Tão incapaz de matar, quanto de maltratar. Depois da minha fase de adolescente no Rincão dos Machado, quando caçava passarinho com bodoque, nunca mais feri ou matei um animal. À exceção de cobra, aranha, mosquito e outros pertencentes às suas espécies. Tais argumentos não fazem sentido para um hare krishna, uma vez que me alimento de carne.
Essa é uma das grandes contradições da minha vida. 
A primeira reportagem do programa foi feita em Fortuna de Minas (a 100 km de Belo Horizonte), cidade que fez uma campanha para soltar os passarinhos presos em gaiolas. A campanha deu certo. Clicar aqui. Todas as reportagens foram bem conduzidas pela nossa Rosane Marchetti.

2 comentários:

Ronaldo Prestes Gomes disse...

Froilam,

Estamos esperando por suas poesias no Projeto "Poesia de Carona".
Um grande abraço

Ronaldo

Fátima disse...

Caro Froilam, muitíssimo obrigada por esta e outras postagens em favor dos animais.
Eles são nossos irmãos, apenas de outras espécies, filhos do mesmo Criador, e estão neste planeta para aprender e crescer espiritualmente como nós.
Matérias como esta nos ajudam a mudar nossa consciência.
Abraços e que a Graça Divina esteja sempre contigo.
Fátima