sábado, 9 de julho de 2011

CEZAR BENJAMIN

Recebi um e-mail, contando a última participação de Cezar Benjamin na politicalha brasileira. Benjamin, preso, exilado, anistiado, sociólogo e professor, foi coordenador das duas primeiras campanhas de Lula em 1989 e 1994. Essa história pode ser dividida em cinco atos:
1 - Em 1993, para retomar o comando do PT que havia perdido e que reassumiria em 1995, com a eleição de Dirceu para presidente do partido, Lula nomeou um desconhecido professor de Aritmética de Goiânia, Delúbio Soares, para representante da CUT no conselho do FAT. Era a mina.
2 - O FAT é o Fundo de Assistência do Trabalhador, com mais de R$ 30 bilhões de reais, do FGTS. Tem um conselho, controlado pelo governo, do qual fazem parte as Centrais Sindicais, entre as quais a mais poderosa, a CUT, que é  o braço financeiro do PT.
3 - No FAT, nasceu Delúbio e sua furiosa capacidade de fabricar dinheiro, cujas cavernosas virtudes financeiras só Lula e Dirceu conheciam. Na campanha de Lula, em 1994, o estupefato guerrilheiro Benjamin descobriu que o grosso do dinheiro do partido vinha do FAT.
4 - Benjamin chamou Lula, Dirceu, o comando do PT, e disse que aquilo era um escândalo inaceitável. Lula e Dirceu mandaram que em nome do partido ele esquecesse tudo. Benjamin não esqueceu, discutiu em reunião internas e abandonou o PT. 
5 - Já naquela época, Benjamin disse a Lula, Dirceu e todo Grupo Articulação: "Isso aí é o ovo da serpente". E era.

Nenhum comentário: