domingo, 5 de junho de 2011

SLOGANS ABSURDOS

Às vezes, desconfio que minha inteligência está regredindo (seria esse o primeiro sintoma do mal de Alzheimer?). A mesma inteligência que me faz ser autocrítico antes de ser crítico. Seria uma pena para quem sempre buscou o conhecimento, inclusive o autoconhecimento (responsável pela inversão da ordem do objeto a ser criticado). 
Caso o problema não seja de saúde, pessoal, então é minha inteligência que mais claramente passa a perceber a ignorância que engorda e governa. Fora de mim. 
Destaco dois slogans para uma pequena crítica:
"PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA";
"FLORESTAS: A NATUREZA A SEU SERVIÇO".
O primeiro é do governo federal. O segundo, do Dia Mundial do Meio Ambiente.
Não entendo nenhum dos dois. Com "país rico é país sem pobreza" o governo idealiza ou referencia? Isso no campo semântico. No campo gramatical, não passa de um pleonasmo, de uma tautologia. O discurso é demagógico. 
Antes de interpretar o segundo, pergunto se "floresta" e "natureza" são coisas diferentes. A frase distingue uma coisa da outra, invertendo a relação hiperonímica: a natureza subordinada à(s) floresta(s) e não o inverso. Equivale a dizer "Rosas: as flores a seu serviço".  
Há outra interpretação para esse slogan, que não o da Natureza estar a serviço das florestas? Ou, numa interpretação antropocêntrica, as florestas são a Natureza a serviço do homem? Um absurdo.

Nenhum comentário: