sábado, 23 de abril de 2011

LEITURA DA VEJA

Como recebi a revista com atraso, fiz uma rápida leitura ontem  (que me força os seguintes comentários):
O entrevistado das páginas amarelas é o padre Marcelo Rossi, o qual não pôde realizar o sonho de cantar para o papa Bento XVI, quando visitou o Brasil em 2007. Ele foi impedido pelos integrantes da Arquidiocese de São Paulo. Seus colegas religiosos temiam desagradar ao papa com o estilo da Renovação Carismática, empregado por Rossi. Em suas queixas, o padre das multidões fala que sofreu um boicote, inclusive pela CNBB (que não o procurou após um prêmio recebido do Vaticano que condecora evangelizadores modernos). Esse desdém, mais   uma queda da esteira ergométrica, causaram  uma "dor profunda" no padre extremamente sensível, que chegou a se sentir abandonado por Deus, qual Cristo no Horto das Oliveiras. Ad misericordiam.
As eleições no Peru apresentam dois candidatos escolhidos pelo povo (que terá o governo que merece): Ollanta Humala e Keiko Fujimori. O primeiro é amigo de Hugo Cháves (prometia nas eleições anteriores mudar a Constituição e instituir um regime autoritário). A segunda é filha do ex-presidente Alberto Fujimori. Segundo a reportagem, Chávez ou Fujimori - um dos dois terá grande influência sobre o próximo governo. "Em ambos os casos, a preservação do estado de direito no Peru está ameaçada", diz Felipe Ortiz de Zevallos, presidente de um instituto de opinião pública de Lima. 
Em "Jogada ensaiada", "Governo aponta atrasos em obras da Copa de 2014 e, em seguida, defende o afrouxamento da sua fiscalização - a mesma estratégia que multiplicou por dez os gastos com o Pam". Um relatório feito pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) adianta possível vexame do Brasil como anfitrião da Copa do Mundo de 2014. "Dez dos treze aeroportos que estão em obras para o campeonato não apresentam condições de conclusão até 2014", diz o relatório. A solução apontada pelo governo é de que o TCU (Tribunal de Contas da União) afrouxe a fiscalização sobre as obras (que acabarão superfaturadas). Já tramita um projeto no Congresso que flexibiliza a Lei das Licitações. 
Na lista dos livros mais vendidos, finalmente, A Cabana cede lugar para O Pequeno Príncipe, de Saint-Exupéry. Nessa história, destaco uma das páginas mais belas da literatura, mais exatamente o diálogo do Pequeno Príncipe com a raposa. 

Nenhum comentário: