quarta-feira, 6 de abril de 2011

ATLAS DO CÉU

Nas bancas, o primeiro número Especial Temática (conforme imagem acima), acompanhado de um Planisfério. Sou ligado a tudo que se refere às estrelas, às galáxias, aos céus... A Astronomia é a segunda área do conhecimento científico que mais me chama a atenção, atrás apenas da História Natural, à frente da Psicanálise. Nos últimos anos, tenho lido muitas publicações a partir dos livros de Carl Sagan e Marcelo Gleiser. Toda revista, específica ou que traga uma matéria sobre o assunto, não passa despercebida nos pontos de venda da nossa cidade. Na internet, há infinidade de artigos e imagens que contribuem para elucidar uma ciência de raras cabeças. Logo comprarei um telescópio (de amador mesmo). Já disponho de um ponto favorável para instalar meu observatório particular:  Rincão dos Machado. 
(Há instantes, faltou luz em Santiago. Fiquei à janela, esperando pelo retorno da eletricidade. As estrelas se avivaram além das silhuetas escuras dos edifícios. Ainda bem que a ferramenta salva de forma automática.)
A pouca compreensão que tenho de como é o mundo das distâncias astronômicas já é suficiente para me deixar maravilhado. Tal conhecimento me leva a compreender outras coisas, algumas delas do âmbito da Filosofia. Isso fecha com o paradigma da complexidade expresso por Edgar Morin.

Nenhum comentário: