domingo, 16 de janeiro de 2011

IMPRENSSA (???)


Blogueiro bom não respeita domingo, continua "passeando" pela blogosfera, lendo, postando. No blog do Rafael Nemitz, deparo-me com a denúncia sobre o erro ortográfico impresso nos coletas da imprensa. (A propósito, um major do Exército que veio do centro do país para comandar a 1ª Companhia de Engenharia de São Borja me falou que visita o blog do Nemitz.) A partir da denúncia (que sempre exige certa dose de coragem para expressá-la, uma vez que mexe com o grande vespeiro da ignorância, do analfabetismo funcional), o Júlio Prates, tão corajoso quanto, tece uma crítica brilhante sobre o mesmo assunto. 
Ao apontar um erro de ortografia (seja de uma informação, seja de um poema), não o fazemos pelo prazer de ridicularizar, mas pela responsabilidade que temos de desenvolver a boa escrita - do âmbito informativo ao artístico. Nesse aspecto, somos idealizadores, desejando uma coisa melhor para a nossa sociedade, aquilo que ela deve ser (porque o que ela é nos causa vergonha de vem em quando). O epíteto Terra dos Poeta é um ideal, que poderá não se realizar por culpa de quem não sabe o que é poesia e se autoproclama poeta. Os erros de língua portuguesa são apenas a ponta do iceberg do grande desconhecimento que aqueles que os cometem têm em relação a tudo e ao todo.
Não consigo entender por que a pessoa responsável por redigir um aviso, um anúncio, um convite, um documento qualquer o faz sem consultar um dicionário, uma gramática, um manual, alguém que saiba. 

Nenhum comentário: