segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

DEPOIS DA DOR, O AZUL

Um poeta português, talvez Ramalho Ortigão, atribuiu cores aos dias da semana. Domingo e segunda-feira tinham cores bem diferentes, dourado e cinza, por exemplo. A poesia permite tamanha subjetividade, sem a falsa objetividade dos movimentos místicos. Meu domingo, para desmistificar, teve uma cor nada agradável, com muita dor. Esta segunda começa azul.
.
O Bianchini puxa a orelha de alguns blogueiros, admoestando-nos a ver os acertos (em relação à realização da Copa Santiago de Futebol Juvenil). Em postagem anterior, com o título "23ª Copa Santiago", fiz elogio ao show de abertura.  
.
O trabalho dos organizadores do evento não pode ser desmerecido por um simples erro de ortografia, concordo. Ao apontá-lo, esqueci de me colocar à disposição para a próxima edição da Copa, para fazer uma revisão dos documentos expedidos, anúncios, convites, enfim, de tudo o que fizer uso da escrita. Farei isso gratuitamente. 
.
Depois de assistir ao primeiro jogo do Grêmio na Copa Santiago, escrevi em meu blog:
[...] O futebol apresentado decresce em qualidade. Fui ver o grenalzinho. Como gremista autocrítico, prefiro ver os defeitos do meu time a difamar o adversário. O time do Grêmio é ainda pior que o do ano passado. O Inter, mais uma vez, como menos pior, apresenta-se como favorito a mais um título. Pensando no futuro do clube, isso é preocupante por subentender o descaso atual de seus dirigentes. 
Acertei no ângulo. 
.
Alguém escreveu que a Copa apresentava um excelente nível técnico, apenas porque não havia ocorrido goleada. Visível é a decadência, o péssimo nível. A Copa Santiago reflete o futebol que se joga no Estado (veja como começou o Gauchão ontem), no país (o menos pior ganhou o campeonato), no mundo (a Copa na África foi decepcionante em qualidade). 
.
Erros ocorrem, como o do poeta que deu uma cor desagradável à segunda-feira. Sem dor, a minha começa azul, com a manhã a entrar pela janela deste apartamento. 

Nenhum comentário: