quinta-feira, 7 de outubro de 2010

VARGAS LLOSA É NOBEL DE LITERATURA

O escritor peruano Mario Vargas Llosa é o vencedor do Nobel de Literatura de 2010. O prêmio foi anunciado nesta quinta-feira na sede da Academia Sueca, em Estocolmo.
Nascido em 1936, o novelista e ensaista é considerado um dos maiores nomes da literatura em língua espanhola. Entre suas principais obras estão Os chefes, A cidade e os cachorros (Batismo de fogo), A casa verde, Conversa na catedral, Pantaleão e as visitadoras, A guerra do Fim do Mundo, Quem matou Palomino Molero  e Travessura da menina má.
O comitê informou em um comunicado que Vargas Llosa recebeu o prêmio "por sua cartografia de estruturas de poder e suas imagens vigorosas sobre a resistência, revolta e derrota individual".
Ele já foi condecorado com o Prémio Cervantes em 1994 e o Prêmio Príncipe das Astúrias de Letras Espanha em 1986, entre outros prêmios, e é membro da Real Academia Española desde 1994.
O Prêmio Nobel vem acompanhado de um prêmio em dinheiro de US$ 1,6 milhão.
Em 2009, o prêmio foi dado à escritora alemã Herta Müller, 12ª mulher a vencer o Nobel de Literatura.
(Li dois ou três livros de Vargas Llosa, em razão de minha preferência por García Márquez, J. L. Borges, Julio Cortázar, entre outros escritores americanos.)

Nenhum comentário: