quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O POETA DA RAZÃO

"João Cabral de Melo Neto, um dos grandes poetas contemporâneos de Língua Portuguesa, construiu uma obra marcada por um estilo que beirava a engenharia. 
Em seus últimos anos de vida, João Cabral  vinha sendo insistentemente apontado como forte candidato ao Prêmio Nobel de Literatura, escolha que inauguraria a ainda inédita galeria dos brasileiros laureados com o maior dos reconhecimentos literários. Perguntado por um jornalista se desejaria ganhar o Nobel. Cabral respondeu: 'Quem é que não desejaria?'. Realista, fez questão de acrescentar: 'Mas não creio que haja possibilidade'. O poeta, que construiu toda sua obra privilegiando a razão, estava mais uma vez, coberto dela. Afinal, uma crítica frequente é a de que os critérios adotados para a concessão do Nobel de Literatura, em geral, parecem não valorizar de forma adequada os aspectos estritamente literários, concentrando-se mais nos políticos."
(Publicado na última edição da revista Literatura.)
Vargas Llosa foi premiado este ano por critérios notadamente literários de sua obra, a despeito de sua crítica à esquerda latino-americana.

Nenhum comentário: