sexta-feira, 22 de outubro de 2010

FÊNIX 2


......A escada está ali, à sua frente, num canto ainda não explorado da galeria. A iluminação escassa do refúgio permite a visão dos primeiros degraus e a extremidade de um corrimão.
......Fermino Ávalos sorri da própria sorte. Por que não a encontrou antes? Lamenta pelas horas sofridas à espera de seu salvamento. Prestes a começar a subida, olha para trás, de onde parece ter ouvido vozes estranhas. Não tivesse certeza de se encontrar sozinho, ele as interpretaria como um pedido de socorro. Coisa da minha cabeça, diz para si mesmo.
......Com o corrimão preso à destra, puxa-o contra sua perna, num movimento que torna mais fácil a transposição dos degraus. Um ponto de luz acima, minúsculo como as estrelas mais distantes, orienta seus olhos dilatados pela escuridão. Contra a previsão de que logo cansaria, sente-se mais forte à medida que sobe. A expectativa de chegar ao alto é o combustível de seu corpo debilitado. Sentia-se muito fraco até encontrar a escada.
......Ele não imagina o perigo que se apresentará nos próximos passos. Os degraus se estreitam cada vez mais. O corrimão perde a firmeza, quase solto, não passa de um fio de arame que desliza por entre seus dedos. No lugar de paredes rochosas, o vazio. A umidade com cheiro de terra é substituída pelo ar gelado.
......De repente, dá-se conta da imensa torre em que se encontra, desestabilizada pelo peso de seu corpo. Olha para baixo. A esposa, os filhos e uma multidão o acenam. Não ouve o que dizem. Presume que seja para manter a calma.
......Isso acontecendo com ele, um acrófobo desde sempre. A mãe fora jogada para cima durante seu difícil nascimento. Várias vezes. Nasceu numa queda. Os piores sonhos, pesadelos para ser mais exato, sempre apresentaram um cenário como o desta torre na iminência de ir abaixo.
......Ele  se agarra com todas as forças. Embalde. As estrelas giram num fundo de breu. A frágil estrutura pende sem volta para o chão. No momento de sofrer o impacto, umas mãos vigorosas sacodem seus ombros.
......Fermino, despiertate!
......Gritos de alegria enchem o refúgio. Num canto iluminado, sobre  um elevado de cascalhos, acaba de pousar a Fênix 2.  
.
(Microconto baseado no resgate dos mineiros no Chile. O personagem Fermino Ávalos é uma homenagem ao primeiro a ser salvo dentro da cápsula Fênix 2, Florencio Ávalos.) 

Nenhum comentário: