domingo, 17 de outubro de 2010

DOMINGO

Há algum tempo venho observando o seguinte: os blogueiros fazem domingo. Salvo raras exceções, isso pode ser confirmado numa rápida visita aos blogs do nosso universo hipertextual. Excepcionalmente neste domingo, a hora adiantada acabou surpreendendo a todos no adiantado da hora. Blogueiros ou não, levantamos tarde (para maior faturamento do mercado de alimentos prontos). 
Até os jornais de domingo são editados no sábado. Algumas notícias já são velhas, lidas e relidas na Internet. Por isso, vou logo aos editoriais, aos artigos de opinião. 
O Zero Hora, por exemplo, traz boas opções de leitura nesses gêneros. Flávio Tavares produz um texto extraordinário em sua coluna: A lição dos chilenos
"Fico a imaginar o que ocorreria se a operação de resgate dos mineiros chilenos fosse em Brasília, para salvar a cúpula do governo federal soterrada na lama dos subterrâneos do Palácio do Planalto. No Chile, 33 mineiros estiveram presos durante 70 dias a 700 metros de profundidade e, ao decidirem sobre quem seria o primeiro e quem o derradeiro a ser resgatado, o capataz do grupo resolveu: 'Sou o chefe e serei o último!'.
"Em Brasília, se a lama dos porões do planalto aprisionasse 33 figuras da cúpula do governo, há dúvida sobre quem seria o primeiro a salvar-se?
"O capataz e chefe decidiria:'Sou presidente da República e serei o primeiro!'. Içado à superfície, todos correriam a bajulá-lo, vendo no resgate um milagre de Jeová e Alá juntos. Na adulação, se esqueceriam dos demais. E, como lodo não falta por lá (nem na seca de agora), as cavernas soterrariam Erenice Guerra e os seus". 
Aqui suspendo a transcrição da coluna de Tavares para perguntar quanto Erenice Guerra ganhou para suportar sozinha a montanha de lama. Os outros saíram limpos, inclusive sua chefa que tudo sabia. A propósito, os brasileiros não mais percebem na linha do horizonte político a maior montanha no Brasil: o mensalão. O processo eletivo para presidente engambela a todos e faz terraplena da corrupção. 

Nenhum comentário: