domingo, 19 de setembro de 2010

LANÇAMENTO DE LIVRO II

Ontem, no Círculo Militar de Santiago, ocorreu o lançamento do livro 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, escrito por Cláudio Moreira Bento, Luiz Ernani Caminha Giorgis e Carlos Fonttes, todos militares. A obra é duplamente apresentada pelo Gen Edson Leal Pujol (Cmt da AMAN) e Gen José Eustáquio Nogueira Guimarães (Cmt da 1ª Bda C Mec). O coronel Bento escreve a Introdução do livro, que constitui mais um volume do Projeto História do Exército na Região Sul.
O Capítulo Primeiro faz um retrospecto histórico aos primeiros confrontos bélicos entre bandeirantes e índios na área das Missões (início do século XVII). Em seguida, Fundação da Colônia do Sacramento (1680), Guerra Guaranítica (1754-56), Guerras do Sul (1763-77), A Conquista dos Sete Povos (1801), O distrito Militar das Missões na Campanha do Exército Observador (1811-12), Guerra contra Artigas (1816-20), Guerra da Cisplatina (1825-28), Revolução Farroupilha (1835-45), O Patrono da Cavalaria no Comando da Fronteira das Missões em São Borja (18554-57), Invasão do Rio Grande do Sul pelo Paraguai por São Borja (1865), A Fronteira de São Borja na Guerra Civil (1893-95).
No Capítulo Segundo, a história da cidade de Santiago e das 1ª Bda C Mec.
No Capítulo Terceiro, a história dos comandantes da 1ª Divisão de Cavalaria e 1ª Bda C Mec.
No Capítulo Quarto, história das Unidades Militares subordinadas à 1ª Bda C Mec.
Na parte final do livro (de 282 páginas), os seguintes anexos:
- Academia de História Militar Terrestre do Brasil;
- Resumo histórico do Instituto de História e Tradições do RGS;
- Currículo dos autores;
- Bibliografia.
Antes do lançamento, foram empossados novos membros acadêmicos da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (AHIMB) os seguintes delegados: Reinaldo Goulart Correia (São Borja) e Carlos Fonttes (Uruguaiana). De delegados passaram a acadêmicos, na vaga aberta pelos seus antecessores, alçados a acadêmicos eméritos.
Desde ontem, Santiago conta com uma delegacia da AHIMB, para a qual fui nomeado titular. O patrono escolhido para esta delegacia foi o Gen Carlos Flores de Paiva Chaves, que comandou a 1ª Divisão de Cavalaria de 29 de junho de 1956 a 19 de janeiro de 1959.
Ao final de um dia dedicado à organização do evento, mormente de seu protocolo, saí com um distintivo de lapela da Academia de História Militar Terrestre do Brasil.
.
(NA TERÇA-FEIRA, DIA 21, TEREMOS OUTRO LANÇAMENTO NO CENTRO CULTURAL DE SANTIAGO: PEÃO DE ESTÂNCIA, DE ANTONIO JOSÉ DUARTE. SEU ANTONINHO, DEPOIS DE SER PEÃO DE MUITAS ESTÂNCIAS, ENTRE PINHEIRO MACHADO E SANTIAGO, PEDE LICENÇA PARA ENTRAR NA ESTÂNCIA DA POESIA CRIOULA.)

Nenhum comentário: