segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O DRAMA DE CIELO

O que explicaria a queda na performance de determinados atletas, independentemente do esporte a que se dedicam, assim que eles se tornam foco midiático? Imaturidade psicológica? Condição que o levaria facilmente ao autodeslumbramento, a maior dificuldade em manter a concentração anterior, o mesmo impulso para superar a si próprio. Há um excesso de exemplos, entre os quais cito Cesar Cielo. Para justificar seus últimos fracassos, o nadador sintetiza o drama que vive em poucas palavras: "Eu estou fazendo as mesmas coisas, mas não sou o mesmo atleta de antes". O que lhe é mais prejudicial: o peso do próprio recorde ou a fama, o dinheiro?
(Outros atletas que foram afetados pela mídia, ora mais, ora menos: Gustavo Kuerten, Ronaldinho Gaúcho, Acelino "Popó" Freitas, Daiane dos Santos...)

2 comentários:

Unknown disse...

Froilam, muito obrigada pelas sinceras palavras! Isso nos motiva a continuar escrevendo... e sobre as comparações, sem comentários... Lispector e Caio: é tudo!
Abração

C L Barp disse...

Sr. Froilam(agora acertei seu nome, perdõe pelos erros anteriores):
Me permito discordar apenas em relação a Gustavo Kuerten e Daiane, ambos vitimados por lesões que os fizeram cair de rendimento. Guga, por esemplo, foi obrigado a abandonar o esporte de competição.