terça-feira, 31 de agosto de 2010

GRANDES CAMPANHAS

A 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada se engajou na Campanha do Agasalho e angariou 60.000 peças. Em seguida, realizou a Campanha do Quilo nas cidades-sede de suas Organizações Militares (Itaqui, São Borja, São Luiz Gonzaga, Santa Rosa e Santiago). Quantidade final arrecadada: 26.251 quilos de alimento não-perecível. Isso deu origem a um desejado problema: para quem distribuir as 26 toneladas. Em São Luiz, por exemplo, o 4º Regimento de Cavalaria Blindado arrecadou 13.000 (metade do total). Nessa cidade, tão laboriosa quanto solidária, encontrar pessoas/instituições carentes de comida não será uma tarefa das mais fáceis. É extraordinário que seja assim. Em Santiago, foram mais de oito toneladas, suficientes para prover com gêneros nossas entidades assistenciais (já atendidas por outras mobilizações frequentes para esse fim). O grande objetivo da campanha de 2010 era superar o arrecadado no ano anterior. Foi atingido com uma vantagem de 8.751 quilos. A propósito, a solidariedade constitui-se num atributo que vem caracterizando cada vez mais nossa sociedade. O Exército Brasileiro não é uma exceção. A prova está no último contingente da força que retorna do Haiti (com 83 militares da nossa Brigada "José Luiz Menna Barreto"). A situação haitiana, a partir do grande terremoto, passou a exigir muito trabalho solidário, somando-se ao já realizado para a paz. Além de manter a segurança, os integrantes do Brabatt2 eram voluntários para distribuir alimentos, reconstruir orfanatos, entre outras ações humanitárias fora do horário de expediente. Aqui, na região de abrangência da 1ª Bda C Mec, os boinas pretas se engajaram em duas campanhas de significativo valor filantrópico, para abrigar gente do frio e dar-lhe alimentação necessária.

Nenhum comentário: