domingo, 11 de julho de 2010

GERAÇÕES ROUBADAS


Ontem assisti ao filme Austrália, aventura e drama, com Nicole Kidman e Hugh Jackman. O que parecia ser uma mera exposição fotográfica e descontextualizada dos lindos olhos de Nicole e dos dos músculos de Jackman, a princípio, o filme foi ficando interessante (que me impediu de cochilar). A recorrência à "stolen generation", com o drama vivido pelo menino Nullah (Brandon Walters), e o bombardeio japonês deram mais consistência à história.
Stolen generation, ou geração roubada, refere-se aos filhos de aborígenes autralianos que eram separados à força de sua gente e criados por famílias brancas. Os pais eram expulsos do país ou isolados no deserto. Com uma política extremamente racista, da Austrália Branca, o governo queria diminuir a população negra. Iniciado por volta de 1900, o projeto de aniquilamento de um povo sofreu seus primeiros transtornos na 2ª Guerra Mundial, quando a própria população branca foi atingida pelas bombas japonesas. Mesmo assim, apenas em 1975, o governo criou novas leis que proibiram as práticas racistas.
No filme, Nullah vive na fazenda de Jady Sarah Ashley (Nicole). De tempo em tempo, a polícia vem atrás de crianças negras. Ao avistar a caminhonete dos agentes, o menino corre a se esconder na caixa d'água. Do alto de um platô, o avô de Nullah, chamado de King George, observa seus descendentes serviçais. Nullah é descoberto, capturado e levado para uma ilha do Pacífico, não distante de Darwin, sob os cuidados de religiosos. Paradoxalmente, a invasão japonesa liberta o menino da ilha e o avô da cadeia, acusado equivocadamente de matar o marido de Sarah Ashley.
No final, o menino deixa a fazenda, acompanhado pelo velho King George. Uma metáfora do fim das gerações roubadas.

Nenhum comentário: