sexta-feira, 9 de abril de 2010

VOZES E VERTENTES

Neste final de tarde, com o felicitômetro batendo seu ponteiro no máximo, recebi meu Vozes e Vertentes. Aguardava-o desde um telefonema à editora, quando fiquei surpreso com a informação de que os volumes estavam a caminho.
A capa foi elaborada pelo Beto Menegat (também diagramador). A ilustração, como havia adiantado, é um quadro da Didi. Na contracapa, outra tela dessa artista santiaguense. No canto inferior direito, o logotipo da Câmara dos Escritores de Frederico Westphalen, presidida até há poucos dias pelo poeta Cácio Machado. Homenagem que faço post-mortem ao meu amigo. (No fatídico 20 de fevereiro, quando Cácio sofreu o acidente, meu livro já tinha sido diagramado.)
A apresentação de Vozes e Vertentes foi feita por Erilaine Perez, que escreve maravilhosamente bem, como poucos em Santiago. Começa com o título: Entre fogo e palavras. O primeiro parágrafo:
É implícito à composição poética uma unidade estrutural que a distingue do prosaico: forma e conteúdo. Forma que abraça e invade o discurso, fazendo das palavras como as conhecemos instrumentos de voo para a percepção do poeta.
Dividi o livro em sete capítulos: espigas de luz; todo fogo a pedra; o tempo é quando; pedra e ira; tecido inconsútil; tropeiro de horizontes; e rosa rúbida.
Epígrafe do livro:
Entra nesta casa
tão vasta e de todos,
pequena aos enganos,
perdida, encontrada.
Os dias, os anos
são palmos de nada.
........................................Carlos Nejar
Cada capítulo traz como epígrafe pequenos excertos dos poemas nejarianos. Em tecido inconsútil, por exemplo, transcrevo os seguintes versos: o vento lavou a noite / mas ficaram as estrelas.
São 136 páginas. Fecha-se na contracapa, logo abaixo do belo quadro da Didi, com o excerto que dá título ao livro:
ponteiros de palavra
cavaram
cavaram poço
para encontrar
este veio
de vozes
e vertentes
.
(Ponteiros de palavra é o nome do primeiro livro que publiquei, 2006.)

3 comentários:

Fátima disse...

Parabéns, Froilam, fico imensamente feliz por estares publicando este novo livro.
Todos nós ganhamos mais beleza e poesia!
Abraços.

Rúbida Rosa disse...

Parabéns amore! O livros ficou lindo. Perfeito!
Besos

beto disse...

AMIGO FROILAN, NO FAZER AA RTE DA CAPA, VISTA NO COMPUTADOR, NÃO IMAGINEI QUE TIVESSE FICADO TÃO BONITA. PARABÉNS PELA OBRA.