quinta-feira, 11 de março de 2010

KANT E EU

"Duas coisas me enchem a alma de crescente admiração e respeito, quanto mais intensa e frequentemente o pensamento delas se ocupa: o céu estrelado sobre mim e a lei moral dentro de mim." KANT
Essa frase de Kant, quando a li pela primeira vez, teve o efeito de uma grande descoberta para mim. Até então, não sabia definir o que mais me arrebatava o espírito pela profundidade e beleza. O filósofo de Königsberg falara por mim. As estrelas e a poesia (uma pequena adaptação que substitui as "leis morais"), mais que me despertar encantamento e emoção, provocam esta necessidade de conhecimento arrebatadora. Ainda que não disponha de qualquer tecnologia para observar o céu, que não os olhos e minha capacidade de (cosmo)ver, entendo o processo de formação estelar. Ainda que não esteja no Parnaso, conheço a poesia por dentro. Entre o céu e arte, eu, o homem. Como uma ligação entre os extremos.

Nenhum comentário: