segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

SEGUNDA-FEIRA

Amanheci mais pessimista nesta segunda-feira. O dia está pegajoso, os problemas se avolumam, o leite desnatado continua intragável, as pessoas na rua são dignas de comiseração... Leio e releio o texto sobre o Natal (postado abaixo) e não vislumbro os leitores aplaudindo meu contraponto. À exceção do Ruy Gessinger, que escreveu algo semelhante para sua coluna do Expresso. Por esse viés autocrítico, chego ao extremo de achar que estou errado. Num momento de festa, quem sou eu para acusar a sociedade de hipócrita? Um ateu não pode cobrar maior religiosidade dos cristãos, ora essa! Eles pecam e creem (não necessariamente nessa ordem). Otimistas e festeiros. Em contrapartida, eu me afundo num pessimismo que não se justifica apenas pelos motivos acima.

Nenhum comentário: