quinta-feira, 15 de outubro de 2009

OUTRAS IDEIAS

Outras duas ideias que julgo serem minhas (até prova em contrário):
- Caim e Abel são representações de duas clãs, tribos ou povos primitivos que se ocupavam, respectivamente, com o cultivo da terra e com o pastoreio.
- Astrologia não é um nome adequado para a pseudociência que acredita na influência de planetas e estrelas distantes no destino de indivíduos humanos. O correto é "astromancia".

2 comentários:

Anônimo disse...

É no mínimo um pouco arrogante achar que foi a primeira pessoa no mundo a tomar como simbólico o mito de Caim e Abel.

Entre tantos autores, não preciso ir muito longe. Paulo Stekel nos dá pistas sobre a origem do mito. O nome de Caim geralmente está ligado ao verbo "qanáh" ou "aquele que foi produzido". Enquanto Abel, do hebreu "Hêvel" que dizer "aquele que foi soprado". Abel era o espírito, Caim a matéria. Caim matou Abel, a matéria sufocou o espírito. Aí está a conotação.

Anônimo disse...

De um outro blog:

http://aapsar.blogspot.com/2008_07_01_archive.html

"O filósofo austríaco-britânico Karl Popper (1902-1994) afirmou coerentemente que a Astrologia era uma pseudociência.

O fato, é que a Astrologia deveria ser chamada de “Astromancia”, que é o destino das pessoas através dos astros. Sua existência vem há mais de cinco mil anos, onde era praticada pelos povos sumérios; caldeus; assírios e babilônicos. Atualmente, a Astrologia lida com uma enorme variável de interpretações e de compensações, chegando inclusive no campo Psicologia com programas de computadores que identificam traços de caráter e personalidade das pessoas em função de mapas astrais."

Será que é ele que está te plagiando?