quinta-feira, 15 de outubro de 2009

COMENTÁRIOS DIVERSOS

EXPOSANTIAGO - Sexta-feira, 20 horas, todo o barulho ouvido dos estandes de automóveis e parque não correspondia ao movimento interno, muito fraco. Pouca gente visitando os expositores. A maioria estava na "praça de alimentação". Minhas sugestões: 1) o evento deve ser bianual; 2) ingressos a um/dois reais (há quem defende ingresso gratuito); 3) os shows devem realizar-se mais cedo, sem intervalos abissais; 4) com ligeiras modificações, o Festival de Música pode continuar no mesmo local (com uma postura mais adequada daqueles que ali comem e bebem). Não penso que isso seja suficiente para repetir o sucesso de edições anteriores. A queda é uma tendência, independentemente do esforço dos responsáveis pela organização da feira.
.
O PIOR FUTEBOL - Os dois últimos jogos da seleção brasileira de futebol, já classificada para a próxima copa na África do Sul, permite uma avaliação nada auspiciosa deste blogueiro realista. Desde 1970, ano em que passei a acompanhar o futebol, estou convicto que a equipe atual é a pior seleção das últimas quatro décadas. O mesmo é válido para a Argentina. A propósito, Grêmio e Internacional constituem a regra.
.
TV ESCOLA - Enquanto escrevo estes comentários, a televisão está ligada às minhas costas. Ouço a voz do dublê de Carl Sagan descrevendo estrelas e galáxias. A TVEscola repete diariamente essas lições de astronomia. Uma pena que a maioria dos brasileiros prefere a novela da Globo, o Ratinho no SBT, R.R.Soares na Bandeirante...
.
ORAL ROBERTS - Nos Estados Unidos, há um televangelista chamado Oral Roberts. Escreve Richard Dawkins: "Oral Roberts, que tem um nome bem adequado, disse uma vez à sua audiência que Deus o mataria se ele não lhe desse 8 milhões de dólares. É quase inacreditável, mas funcionou. Livres de impostos! Roberts continua com a corda toda, assim como a 'Universidade Oral Roberts' de Tulsa, Oklahoma. Suas instalações, estimadas em 250 milhões de dólares, foram encomendadas pelo próprio Deus".
.
CONTRADIÇÕES BÍBLICAS - Para aqueles que levam a Bíblia a sério, transcrevo o seguinte excerto desmistificador de Dawkins: "Será que essas pessoas chegam a abrir o livro que acreditam ser a verdade literal? Por que não percebem essas (estas) contradições tão evidentes. Um literalista não devia se preocupar com o fato de Mateus rastrear a descendência de José do rei Davi por 28 gerações intermediárias, enquanto Lucas fala em 41 gerações? O pior é que quase não há coincidências nos nomes das duas listas! De qualquer jeito, se Jesus nasceu mesmo de uma virgem, os ancestrais de José são irrelevantes e não podem ser usados para fazer cumprir, a favor de Jesus, a profecia do Antigo Testamento de que o Messias deveria ser descendente de Davi".
.
UMA GRANDE POLÊMICA - Amanhã, minha coluna no Expresso Ilustrado mantém-se coerente com a sua principal característica, a desmistificação da realidade. Desta vez, sigo os passos de um dos melhores articulistas do Zero Hora: Flávio Tavares. Isso não significa que eu não tenha uma ideia própria sobre qualquer assunto. Este blog prova minha independência intelectual, basta clicar na barra de rolagem e ler todas as postagens. A citação, o argumento de autoridade, insistem os academicistas, torna minha opinião mais epistêmica.

Nenhum comentário: