terça-feira, 1 de setembro de 2009

CIRCUNCISFLÁUTICO

Uma palavra para me autodefinir exatamente agora: CIRCUNCISFLÁUTICO. Depois da postagem abaixo, o visitante deste blog poderá me atribuir o primeiro significado dado por Houaiss: que parece ter muitos méritos e qualidades, pretencioso, afetado, pedante. Pré-julgamento equivocado. Da mesma forma, não é a segunda acepção do termo que melhor fará um retrato de mim. Por derradeiro, restará ao caro leitor chegar à conclusão de que me encontro meio sorumbático, meio macambúzio esta noite. Triste, para ser fiel à terceira definição metalinguística.

3 comentários:

Castro Lisboa disse...

Os dicionários carregam muitas palavras, palavras demais para alguns. Porem o que me diria do segundo sentido?

FROILAM DE OLIVEIRA disse...

Sr. Persona,
O que aparenta uma falha minha, não transcrever o segundo significado dado por Houaiss ao termo "circuncisfláutico", subentende uma forma de ser o mais lacônico possível, sem delongas. Se tal justificativa não cola, tenho outra: superestimei o leitor, sempre capaz de entender as lacunas, os silêncios.
Penso que há um contraponto entre a primeira e a terceira acepção. Entre o parecer (algo positivo) e o ser (algo negativo). Infelizmente, eu estava triste na ocasião. Problemas gigantescos me achatam contra a realidade.

Anônimo disse...

Quem comete um pleonasmo tão grosseiro e pedante como "definição metalinguística" não merecerá o qualificativo de circuncisfláutico na primeira acepção?