sexta-feira, 11 de setembro de 2009

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2010

Já escrevi dois ou três textos para exaltar o sexto capítulo de Mateus, especialmente o versículo 24: "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um, e amar ao outro; ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas".
Apesar de não acreditar na revelação, de não mais me considerar um cristão, meu objetivo era (e é) expor a contradição daqueles que creem, que citam exaustivamente a Bíblia, mas que vivem apegados às coisas mundanas, aos negócios, aos bens materiais (consumidores que são).
Com o propósito de solucionar essa discrepância entre fé e obra, geradora de contradição, o cristão Edir Macedo criou a doutrina da "prosperidade (terrena) como uma das promessas de Deus". A maioria dos cristãos vive atrás dessa properidade. A pobreza voluntária faz parte do passado.
O tema da Campanha da Fraternidade para 2010 já foi escolhido: Economia e Vida. O lema: "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro" (Mt 6,24).
A despeito de seu ecumenismo, com objetivos interessantes, essa campanha não mudará o coração das pessoas. Elas continuarão servindo a dois senhores, a Deus e a Mamom. Ao primeiro, discursivamente, com algo meio doentio chamado de crença. Ao segundo, praticamente, com os desejos, com uma doença psíquica chamada de consumismo.
Execram o ateu, mas ele está a salvo dessa contradição (e da hipocrisia consequente).

Nenhum comentário: