domingo, 9 de agosto de 2009

QUEM SOMOS NÓS?

Um dos autores do livro Quem somos nós? chega à absurda conclusão de que as diferentes hierarquias de seres celestiais - anjos, arcanjos, serafins, entre outros -, insituídas pelos textos hebraicos e cabalísticos - não passam de sistemas de classificação por faixas e abrangências da consciência.
.
Os supostos cientistas, citados como argumento de autoridade pelos autores desse livro, são repetitivos em tratar a consciência como o princípio fundamental do universo, independentemente da existência do homem. Nesse caso, a consciência não seria criada pelo cérebro humano, mas o contrário. Isso me inviabiliza o seguinte questionamento: onde estaria a tão propalada consciência antes do surgimento do homem, ser único a tomar posição ante o universo?
.
O livro cita o doutor Hagelin (doutor em Física Quântica):
A primeira de todas as experiências, poderíamos dizer, o princípio do universo, é quando a consciência pura, o campo unificado que vê a si mesmo, cria dentro de sua natureza essencialmente unificada a estrutura ternária composta de observador, observado e processo de observação. É daí, do nível mais profundo da realidade, que a consciência cria a criação, de modo que existe um relacionamento íntimo entre o observador e o observado. Eles estão essencialmente unidos como um todo inseparável na base da criação, que é o campo unificado e também nossa própria consciência mais profunda, o ser.
.
Isso me reporta a George Berkeley, filósofo que questionou a ideia de matéria como diferente da substância pensante, postulando a existência de uma mente cósmica, deus.

Nenhum comentário: