segunda-feira, 22 de junho de 2009

AINDA UMA EXPLICAÇÃO

O psicólogo Rodrigo Neves diz que "chutei o pau da barraca, a barraca, o camping inteiro" com o texto Hipocrisia da edição passada do Expresso Ilustrado. Meu amigo mais recente conclui, acertadamente, que não devo estar nos meus melhores dias. Nada de baixa autoestima, depressão ou coisa que o valha, mas grandes problemas que me achatam contra o duro piso da realidade. Nesta hora, não há como ser hipócrita e representar que "tudo está bem". A propósito, caso escrevesse que algumas pessoas são hipócritas, meus leitores menos críticos achariam óbvia demais minha coluna. O artigo não chamaria a atenção, uma vez que a hipocrisia não passa de um velho tema. Ainda que uma figura de retórica, o exagero é necessário para melhor expressar uma verdade. O Rodrigo considerou a condição psíquica do autor, leitura condizente com a sua profissão. O Reiffer, como já postei abaixo, gostou do meu texto. Temos quase a mesma visão sobre o homem, a humanidade. Em contrapartida, uma leitora reagiu com a seguinte autoapreciação: não sou hipócrita. Beleza! Há exceções, principalmente aquelas que se libertaram desse mal menor com o autoconhecimento. Mal menor? Sim, caso a hipocrisia afete apenas ao hipócrita (o que ocorre raramente).
Na próxima edição do Expresso, argumentarei que o homem não consegue ir além de suas próprias medidas, equivocando-se ao tomar sua curta existência como referência temporal.

Nenhum comentário: