sábado, 2 de maio de 2009

CLÉMENT ROSSET


Clément Rosset é o filósofo vivo que mais leio, maior representante de uma linhagem que remonta a Lucrécio, Pascal, Spinoza, Schopenhauer e, principalmente, Nietzsche. Livros de Rosset que há muito compõem minha estante: A lógica do pior; A antinatureza; O princípio de crueldade; e O real e seu duplo. Por intermédio desse pensador, vim a compreender melhor o trágico, que fora um dos temas preferidos por Nietzsche. Desde que li a Lógica do pior pela primeira vez, em maio de 1989, trago-o entre meus objetos inseparáveis. Nele, paradoxalmente, há certo otimismo para aqueles que ainda se dedicam à Filosofia (transcrito na contracapa): "Se há uma tarefa específica da filosofia - e isso independentemente de seus interesses fundamentais, que, mais uma vez, são inteiramente outros -, esta seria a de curar o homem da sua loucura: vasto empreendimento que promete à filosofia um futuro longo e durável, contrariamente aos temores que se exprimem aqui e ali. Pois nada dura tanto quanto aquilo que não tem nenhuma chance de chegar ao fim. A filosofia, assim considerada somente sob um aspecto utilitário, tem ainda belos dias diante de si".
(Há um grupo de filósofos franceses que escreveu Porque não somos nietzscheanos, contraponto de Rosset, de Gilles Deleuze... Li e reli o livro escrito por André Comte-Sponville, Philippe Raynaud, Alain Boyer... filósofos que não têm o alcance dos nietzcheanos acima. A propósito, Deleuze escreveu a melhor interpretação do filósofo alemão: Nietzsche e a Filosofia.)

2 comentários:

Unknown disse...

Olá. Há muito tempo procuro o livro A Lógica do Pior. Achei-o apenas uma vez, por R$110,00(!!!) em um sebo. infelizmente nao posso pagar tal quantia.
É possível o senhor enviar para mim o xérox dele?
Pago, obviamente, todo o custo.

Meu e-mail para contato: angelo.fornazari@yahoo.com.br

Muito obrigado.

Anônimo disse...

Estou procurando o livro de Boyer e só encontrei a versão em francês. Você poderia indicar onde encontrar a versão em inglês ou português, caso saiba?

Obrigada