terça-feira, 28 de abril de 2009

DIA DO TRABALHO (ORIGEM)

Como a próxima edição do Expresso Ilustrado coincide com o Dia do Trabalho, estava pensando escrever sobre a razão dessa data multinacional. O primeiro passo foi pesquisar na Internet, uma vez que doara minha enciclopédia ao colégio Ludovina Portocarrero, em Forte Coimbra. A palavra "trabalho" se origina etimologicamente do latim "tripaliu", que denominava um instrumento de tortura formado por três paus. Apenas no século XIV, o termo passou a designar o que conhecemos hoje por trabalho. Ainda é possível observar algumas atividades, como na agricultura, por exemplo, em que o esforço e o desgaste físicos castigam muito mais o indivíduo que o tripaliu. Não estou me referindo ao trabalho livre, por razões óbvias. Recentemente, os escravos trabalhavam e eram açoitados no tronco (pau único). O passo seguinte: buscar o porquê do Dia do Trabalho. Não abro mão de um paradigma nietzscheano: o estudo genealógico (que é a "investigação da história com o objetivo de identificar as relações de poder que deram origem a ideias, valores ou crenças", segundo o Houaiss). Outra vez me deparo com um fato desagradável, de sofrimento e morte. No ano de 1886, houve um dos primeiros protestos de trabalhadores em Chicago, o qual acabou em massacre daqueles que eram muito mais fracos na relação de forças com a polícia, com os empregadores, com o Estado. Mais uma vez, sou obrigado a citar Nietzsche, que se manifestou (esqueci em qual livro) sobre essa tendência da civilização ocidental, bastante condicionada pela tradição judaico-cristã, de deixar-se impregnar mais facilmente pelo sangue. No Velho Testamento, mais precisamente no Gênesis (genesíaco, genealogia), a mítica humana principia com um fratricídio, de uma violência que somente agora passou a macular a realidade. No Novo Testamento, então, o sacrifício de Jesus, sob o aspecto que Freud denominou de "pulsão de morte" (tânatos), prestou-se para transformar a cruz num dos símbolos máximos da cristandade. No último livro da Bíblia, mais precisamente em Apocalipse (16:14,16), o fim da experiência humana na Terra, o Armagedom, é descrito de acordo com essa inclinação que faz apologia ao sangue derramado, à morte, a tudo que denega a vida, sua força e sua alegria. Por isso nossos santos e nossos heróis foram, ou aqueles que morreram nas mãos de assassinos, ou aqueles que mataram os inimigos. O feriado de Tiradentes assemelha-se à Sexta-feira Santa. O Dia do Trabalho, por sua origem, assemelha-se ao Dia da Mulher. O Vinte de Setembro...

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